sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Saiba por que o goleiro Follmann não foi inscrito na Libertadores pelo Grêmio

Não importa o que seja feito. Não importa o que aconteça. Com Rogério Godoy de preparador de goleiros, Follmann nunca terá chance.

No ano passado, quando da sua contratação, ele só chegou no estádio Olímpico por que Rui Costa fez tudo por sua cabeça, sem passar pelo preparador. Se tivesse perguntado, ele nunca teria vindo.

Com pouquíssimas chances, mostrou seu trabalho nos treinos. Tanto, que chamou a atenção do técnico Vanderlei Luxemburgo. Ao vê-lo treinar, ficou impressionado. Sem o mesmo tamanho de Dida e mais magro que Marcelo Grohe, o arqueiro ia bem mesmo com eles do lado. Nunca se intimidou.

A promessa, nos bastidores, era que a recompensa viria em 2014. A ideia era que Follmann fosse o segundo goleiro. Atrás apenas de Marcelo Grohe ou de um suposto goleiro titular que seria contrato. Ou alguém imagina que o Marcelo ia ficar caso não fosse titular?

Neste ano, as coisas mudaram. Em três jogos do Gauchão, o defensor de 1.87m, foi mal na primeira partida, melhorou um pouco na segunda e foi escolhido o melhor em campo na terceira contra o Brasil de Pelotas. Ao menos em três lances, salvou o Tricolor com defesas espetaculares.

O prêmio? A recompensa?

Ficar de fora da lista da Libertadores.

Ouvi de uma pessoa no clube que o preparador Rogério Godoy pensa que ele perdeu espaço neste ano, mas faz 40 dias que a temporada futebolística começou, como alguém pode ter uma avaliação tão definitiva assim?

Bem ou mal, Follmann foi o único goleiro do Grêmio testado neste ano e o único que correspondeu em algum momento. Ou alguém lembra de uma grande atuação do Busatto? Alguém já viu o Tiago, que parece estar fora do seu peso ideal, jogar no time de cima?

São perguntas que me fiz nestes últimos dias. Sei disso desde terça, não publiquei pra não dizerem que estou tirando o foco da Libertadores.

Porém, os fatos estão ai, hoje quem define tudo que acontece com os goleiros do Grêmio é o Rogerião e, mesmo com os votos de Enderson e Rui pedindo por Follmann, não foi possível convencê-lo.

Cada um tem suas escolhas, ele tem a dele, espero que sejam apenas por questões profissionais. Acho que são, mas não concordo.

Follmann pode, em breve, até mesmo ser titular do Grêmio.

Em um outro momento, sem este preparador de goleiros, claro.

Leia também:
As três apostas de Koff, Rui, Chitolina e Enderson para a temporada 
Pontos positivos e negativos do Grêmio no jogo contra o Nacional

Foto: Lucas Uebel/Grêmio.

3 comentários:

  1. João, me desculpa mas tua interpretação não tem nada a ver. Se a intenção no início era o Follmann ser o segundo goleiro ele teria ido pra pré temporada com o grupo principal no lugar do Busato. Pessoal que começou o gauchão não eram nem os reservas, eram os sub 20 com uns 2 ou 3 de 22 anos (Follmann, Spessato e Everaldo). O gauchão serviria como um vestibular e dessa equipe só conseguiria vaga na libertadores quem se destacasse. E sinceramente, dos treinos que acompanhei do Grêmio ano passado, sempre achei o Follmann o mais fraco, Busato era disparado melhor que ele, por isso nunca entendia a grande quantidade de elogias ao ex-juventude. No gauchão Follmann confirmou o que eu pensava, foi bem em sua última partida, mas em 3 jogos de gauchão, ir mal em um, meia boca no outro e bem somente no terceiro, não dá pra confiar num goleiro assim em uma libertadores. Acho que tu viajou total.

    ResponderExcluir
  2. João, tua matéria esta bem tendenciosa. Parece mais um comentário do que propriamente uma informação como diz o título do post. Lendo até fiquei em dúvida se tu possui algo pessoal contra o tal Rogério Godoy. De toda forma, se tua informação esta correta, correto o Grêmio ao acreditar na competência de seu profissional. Todo e qualquer trabalho depende de confiança, logo, se a direção confia no seu profissional, esta correta ao aceitar a sua avaliação e decisão de deixar este guri de fora. Caso contrário, para que pedir a opinião do especialista se quem vai pra lista é quem o Executivo de futebol deseja. Eu, particularmente, só vi o Follmann no jogo contra o São José e ele foi muito mal, como tu mesmo disse, responsável direto pela derrota e escutei nos corredores da Arena que ele não era tudo o que despontava, inclusive por pessoas que já foram responsáveis pela base do Grêmio. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Certo que esse João é parente ou amigo do Follmann, não é possível, esse Follmann foi muito mal nos dois primeiros jogos. Ele tem que agradecer por ainda continuar no Grêmio, eu acredito que ele deva ter alguém muito influente dentro do Grêmio, pois manter ele no Grêmio não faz sentido nenhum... Goleiro que vai mal no Gauchão pode sair.

    ResponderExcluir